domingo, 25 de fevereiro de 2018

O USO DO SUPERLOGO PARA O ENSINO

A linguagem  de programação Logo foi desenvolvida pelo no Massachusets Institute of Technology (MIT) no final dos anos 60 para fins educacionais. essa linguagem  permite resolver diferentes tipos de problemas: desenhos de figuras geométricas, formas livres, programas interativos, cálculos, definição de funções, bancos de dados, etc. A parte mais conhecida do Logo é a Geometria da Tartaruga. É importante saber que por meio da programação Logo pode-se aprender conceitos computacionais como recursão e estrutura de listas, além dos conceitos envolvidos no problema que se busca solucionar.
A utilização dessa linguagem em sala de aula além de permitir o desenvolvimento das habilidades escolares já esperadas, proporciona a professores  e alunos um contato positivo com a programação, tão mistificada como só sendo possível aos experts em computação.

A partir da temática do Meio Ambiente e a questão do uso produtivo da terra pelo homem, é possível desenvolver um programa computacional para calcular a porcentagem da terra cultivada em relação a área total disponível de terras. um programa computacional  interativo e que permita a representação do terreno, da disposição espacial da plantação.

Esse programa pode ser criada a partir dessa sequencia de comandos:

aprenda solo :tamanho
ul repita 4 [pf :tamanho pd 90]
pd 90 rotule sn [Área total em m²] :tamanho * :tamanho
fim

aprenda canteiro :tamanho
pe 90
un mudexy 10 10
carreguebitmap "planta.bmp
un pf :tamanho
carreguebitmap "planta.bmp
pd 90
pf :tamanho
carreguebitmap "planta.bmp
un pf :tamanho
carreguebitmap "planta.bmp
pd 90
pf :tamanho
carreguebitmap "planta.bmp
pd 90
pf :tamanho
carreguebitmap "planta.bmp
fim

Figura 1.: Layout do programa.



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