domingo, 25 de fevereiro de 2018


Plano de aula
Título da Aula: As marcas que deixamos: Pegada ecológica uma ferramenta para sustentabilidade.
Recurso Tecnológico Utilizado: Windows, internet,
Softwares Utilizados: Word, Excel, Power point, Planeta sustentável.
Séries/ Ciclos Envolvidos: 9º ANO
Objetivo:
Sensibilizar os alunos sobre os impactos ambientais causados pelo estilo de vida da sociedade moderna, e como individualmente contribuímos para esse impacto. Estimar o quanto da Natureza utilizamos para sustentar nossas formas de moradia, alimentação, locomoção e lazer, ou seja, o nosso estilo de vida. Assim, oportunizando uma reflexão sobre a importância de atitudes mais sustentáveis.
Disciplinas Envolvidas: Ciências, Matemática e Português.
Planos de Aula:
OBJETIVO


ESTRATÉGIA
AVALIAÇÃO
1ª AULA
Compreender o conceito de desenvolvimento sustentável e seus benefícios para nossa sociedade.
Pesquisa o laboratório de informática, os alunos deverão pesquisar na internet imagens que reflitam o entendimento dos alunos sobre o que é desenvolvimento sustentável.  A partir dessa pesquisa promover uma discussão verbal entre os alunos, solicitando que anotem em seus cadernos as principais questões.

Explorar com os alunos, o link disponível no site “Planeta Sustentável”, discutindo inicialmente o conceito de desenvolvimento sustentável e pedindo que listem outras descobertas a respeito do tema.

2ª AULA
Sensibilizar os alunos sobre qual é o impacto do seu estilo de vida.
No laboratório de informática os alunos deveram acessar o link: http://assets.wwf.org.br/downloads/19mai08_wwf_pegada.pdf , responder o questionário “Qual o tamanho de sua pegada?” e utilizando o Excel calcular a pontuação obtida no questionário. Com o resultado do cálculo os alunos deveram relacionar a pontuação obtida com a pegada ecológica correspondente a sua pontuação.
Após os alunos explorarem os testes, poderão também elaborar uma proposta de entrevista a ser feita na comunidade escolar, explorando todos os itens que consideram essenciais para promover o desenvolvimento sustentável. A elaboração das perguntas pode contemplar as ideias de cada grupo e a entrevista toda ser aplicada pelos alunos da turma. Ao término os dados poderão ser tabulados, compartilhados e discutidos em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário