Plano de
aula
Título da Aula: As marcas que deixamos: Pegada ecológica uma ferramenta para sustentabilidade.
Recurso Tecnológico Utilizado: Windows, internet,
Softwares
Utilizados: Word, Excel, Power point, Planeta sustentável.
Séries/ Ciclos Envolvidos: 9º ANO
Objetivo:
Sensibilizar os alunos
sobre os impactos ambientais causados pelo estilo de vida da sociedade moderna,
e como individualmente contribuímos para esse impacto. Estimar o quanto da
Natureza utilizamos para sustentar nossas formas de moradia, alimentação,
locomoção e lazer, ou seja, o nosso estilo de vida. Assim, oportunizando uma
reflexão sobre a importância de atitudes mais sustentáveis.
Disciplinas Envolvidas: Ciências, Matemática e
Português.
Planos de Aula:
OBJETIVO
|
ESTRATÉGIA
|
AVALIAÇÃO
|
1ª AULA
|
||
Compreender o conceito de desenvolvimento sustentável e seus
benefícios para nossa sociedade.
|
Pesquisa o laboratório de informática, os
alunos deverão pesquisar na internet imagens que reflitam o entendimento dos
alunos sobre o que é desenvolvimento sustentável. A partir dessa pesquisa promover uma
discussão verbal entre os alunos, solicitando que anotem em seus cadernos as
principais questões.
|
Explorar com os alunos, o link disponível no site “Planeta
Sustentável”, discutindo inicialmente o conceito de desenvolvimento
sustentável e pedindo que listem outras descobertas a respeito do tema.
|
2ª AULA
|
||
Sensibilizar os alunos sobre qual é o impacto do seu estilo de vida.
|
No laboratório de informática os alunos deveram acessar o link: http://assets.wwf.org.br/downloads/19mai08_wwf_pegada.pdf
, responder o questionário “Qual o tamanho de sua pegada?” e utilizando o
Excel calcular a pontuação obtida no questionário. Com o resultado do cálculo
os alunos deveram relacionar a pontuação obtida com a pegada ecológica
correspondente a sua pontuação.
|
Após os alunos explorarem os testes, poderão também elaborar uma
proposta de entrevista a ser feita na comunidade escolar, explorando todos os
itens que consideram essenciais para promover o desenvolvimento sustentável.
A elaboração das perguntas pode contemplar as ideias de cada grupo e a
entrevista toda ser aplicada pelos alunos da turma. Ao término os dados
poderão ser tabulados, compartilhados e discutidos em sala de aula.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário